O perfil das pessoas que compram na sua Loja
Você acredita que conhece o Cliente que vai até a sua loja? Uma pesquisa divulgou as características do Clientes dos pequenos varejos. Veja se você concorda…
O perfil do principal Cliente desse tipo de varejo (lojas de vizinhança) é a dona de casa mais velha (acima de 50 anos) e que são independentes (ou seja, não moram mais com os filhos).
Esses Clientes, em geral, vão às lojas de vizinhança para fazer compras emergenciais, pequenas ou de reposição.
Eles buscam por bons preços, facilidade de acesso, praticidade, proximidade do comércio à suas residências e variedade de marcas.
Eles costumam ter familiaridade com a loja e a sua compra é focada, mas ocorrem diversas vezes por semana (podendo até ocorrer visitas diárias).
Como esse Cliente já conhece o comércio e sabe o que quer comprar, ele costuma adotar uma postura de “compra automatizada”, ou seja, ele interage pouco com os outros produtos da loja, já que não precisam gastar tempo procurando seções e categorias.
A tendência desse Cliente é sempre escolher entre as opções de suas marcas preferidas e de sua família. Algumas vezes, a cor da embalagem assume uma força maior que o nome da variante na identificação do produto na gôndola e por isso vale investir em materiais de visibilidade, conforme falamos nesse outro texto aqui.